Alimentação saudável garante qualidade de vida


Uma alimentação saudável e equilibrada reflete significativamente na qualidade de vida das pessoas, afinal, comer bem é fundamental para ter mais energia, disposição e saúde, e o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em mais de 150 países neste 16 de outubro, tem por objetivo principal promover a conscientização sobre as questões da nutrição.

A data marca a criação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945 - a FAO tem por objetivo elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural, bem como, um maior esforço voltado à erradicação da fome e da desnutrição, além de fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

Entender o papel do sistema digestivo no organismo é muito importante. Além da absorção dos nutrientes fornecidos pelos alimentos, ele ainda produz neurotransmissores relacionados ao bom humor, ao sono e à saciedade, e o intestino é um importante órgão do aparelho digestivo. Seu mau funcionamento pode ser um dos indícios da Fome Oculta - carência crônica de vitaminas e minerais devido ao baixo consumo ou mau aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Segundo Dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas sofre de fome oculta.

Com o tempo, a fome oculta também cria condições para o desenvolvimento de doenças como diabetes, dislipidemia, hipertensão e câncer. Além do intestino, outros sinais podem ser manifestações de fome oculta: apetite irregular, mau humor, falta de disposição para as atividades do dia a dia, unhas quebradiças e pele sem brilho, baixa resistência a doenças, sono não restaurador e ossos e dentes fracos.


No site do Ministério da Saúde está disponível um material que ajuda a refletir um pouco sobre a forma com que a população se alimenta. Depois de apresentar um teste simples para ver qual é a qualidade da sua nutrição, ele traz dicas para que a pessoa consiga mudar o seu padrão da alimentação com pequenas e simples adequações.

Confira algumas dicas para tornar sua alimentação mais saudável.

-Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

-Não pule as refeições, e faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

-Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

-Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma boa combinação de proteínas.

-Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

-Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

-Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

-Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem