Dilma: reeleição renovou apoio da sociedade a projeto de inclusão e aumento da competitividade

 
QUITO - A presidente Dilma Rousseff declarou nesta sexta-feira que o resultado das eleições deste ano mostra que a população do continente está preocupada com inclusão social, distribuição de renda e combate à desigualdade. Durante a reunião de chefes de Estado da União de Nações Sul-americanas (Unasul), no Equador, Dilma disse que o bloco tem o desafio de buscar a integração na economia e no campo da infraestrutura. Segundo ela, num momento em que o mundo ainda se recupera da crise econômica, é importante que os países da região deixem de ser apenas exportadores de matérias-primas.
Dilma definiu sua reeleição como a renovação do apoio da sociedade a “um projeto que combina inclusão social, combate à pobreza e busca aumentar a competitividade”. Durante o discurso, ela parabenizou as vitórias de outros quatro mandatários sul-americanos: Evo Morales, na Bolívia, Michelle Bachelet, no Chile, e Tabaré Vazquez, no Uruguai. Ao comentar a eleição de Juan Manuel Santos, na Colômbia, a petista disse acreditar que os tratados de paz conduzidos pelo governo colombiano com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) podem “colocar ao fim o mais longevo conflito da nossa região”:
— As eleições em cinco países demonstraram o vigor das nossas democracias, com escrutínios marcados pela expressiva participação popular e a mais ampla liberdade de expressão. Nessas eleições, saiu vitoriosa a agenda da inclusão social, do desenvolvimento com distribuição de renda e do combate à desigualdade e da garantia de oportunidades, que caracteriza nossa região nos últimos anos.
ATRASO DE TRÊS CHEFES DE ESTADO
A presidente Dilma Rousseff chegou ao país pouco antes das 9h e foi recebida de forma efusiva pelo presidente equatoriano, Rafael Correa. Antes de tirar a foto oficial, ao lado do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, Correa gritou um "viva Brasil” e aplaudiu Dilma. A petista agradeceu o cumprimento e disse que o Equador é um “país muito belo”, depois de ouvir do companheiro equatoriano que a sede da Unasul fica próxima ao vulcão inativo Pululahua.
Três chefes de Estado se atrasaram para a inauguração da sede da Unasul nesta sexta-feira. Os presidentes e chanceleres eram esperados para chegar a partir das 8h30 (11h30 no horário de Brasília). Uma hora e meia depois, porém, ainda eram esperados a presidente argentina, Cristina Kirchner, e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos. Embora tenha dito que não iria a Quito por problemas de saúde, o presidente do Uruguai, José Mujica, era outro atrasado — o chancheler uruguaio também não apareceu na hora marcada.
Falando de economia, Dilma disse que a Unasul tem um grande desafio a enfrentar devido à “conjuntura de crise, com queda no preço das commodities e do petróleo”. Ela afirmou que a Europa ainda atravessa um quadro difícil, que o Japão passa por uma recessão e que os Estados Unidos veem uma pequena melhora na situação. Uma saída para a região, disse, é a integração e a mudança da matriz econômica:
— Em 2014, importante debate sobre exploração de nossos recursos naturais. Não basta considerá-los como grande vantagem comparativa regional. É preciso transformá-los em ferramentas de diversificação produtiva e desenvolvimento social sob pena de ficarmos presos ao ciclo vicioso da mera exportação de matérias primas.
Publicidade
A petista disse que o Brasil está disposto a apoiar projetos de “ampliação da infraestrutura regional” que são discutidos pela Unasul. Dilma terminou seu discurso lembrando que durante a Copa do Mundo do Brasil os sul-americanos proporcionaram ao mundo “um espetáculo de amizade” e disse que na América do Sul todos “falamos a mesma língua”:
— Somos uma região única no mundo. Nós, sul-americanos, falamos uma mesma língua, ainda que não pareça. Para nós, brasileiros, falamos uma mesma língua, porque nós entendemos muito bem o castelhano. E quando viajamos pelo continente, sempre nos sentimos “jogando em casa”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem