Cinco coisas que toda mulher deve saber sobre sutiã


Existe tanto folclore rondando o sutiã que fica difícil saber o que é mito e verdade. Por isso, nada melhor do que esclarecer todas as dúvidas com quem entende do assunto. Em entrevista à Marie Claire americana, Jene Luciani, autora do livro “The Bra Book” (o livro do sutiã), conta tudo o que toda mulher deve saber sobre esse grande aliado.

OS SUTIÃS PODEM CAUSAR PROBLEMAS DE SAÚDE?

Não! Esta ideia passou a preocupar muitas mulheres nos últimos 20 anos, muito por conta de um estudo divulgado em 1991, que afirmava que mulheres que não usam sutiã têm menor risco de contrair câncer de mama do que aquelas que dispensam o uso da peça. Essa lenda passou a ser propagada mesmo com os cientistas dizendo que o grande problema estava, na verdade, na maneira como algumas usam a peça e não na lingerie de fato.

“Eles acreditavam um underwear muito apertado poderiam comprimir as glândulas mamárias e estimular a produção de toxinas”, explica Luciani, depois de muitas pesquisas. “Mas não existe nenhuma evidência científica que reforce essa ideia.”
 (FOTO: THINKSTOCK)

DORMIR DE SUTIÃ AJUDA A LEVANTAR OS SEIOS?
Algumas mulheres realmente permanecem com o sutiã durante a noite, mesmo que seja desconfortável. Isso porque elas acham que dessa forma vão desafiar as leis da natureza. Então, desculpe desapontá-las, mas esta prática não vai deixar os seios mais firmes. “Usar um sutiã bem ajustado pode sim ajudar a deixar as mamas no lugar, principalmente, se ele for mantido durante os exercícios físicos, quando os seios tendem a se movimentar para cima e para baixo. Fora isso, não há outras maneiras de evitar a temida ‘queda’”, diz Luciani.

EXISTE UM TAMANHO FIXO PARA SUTIÃ?
Assim como um tamanho 38 de uma calça varia de acordo com a marca, os modelos de sutiã também mudam. “Por isso, você pode, inclusive, vestir um tamanho diferente de cada coleção, mesmo que a marca seja a mesma”, conta a especialista. Portanto, para ter a certeza de que não está levando um sutiã que não serve, experimente sempre ou cheque todas as medidas descritas na loja online!

POSSO COLOCAR O SUTIÃ NA MÁQUINA DE LAVAR?

Para o bem do seu underwear, inclua a lavagem de mão na sua rotina. “A máquina pode esmagar o bojo e esticar as alças do sutiã. Já a água quente pode romper a elasticidade”, diz Luciani. “Mas caso você insista em levá-lo à máquina, coloque dentro de um saco feito de malha e lave com água fria e detergente suave.”

ELE DEVE SER LAVADO APENA UMA VEZ NA SEMANA?
Todas nós precisamos ser um pouco mais cuidadosas com relação à frequência das lavagens. “A sujeira e a oleosidade a pele são absorvidas pela peça e reduzem sua elasticidade. Então, lave o máximo possível”, diz a autora. Caso contrário, o melhor é reforçar o closet.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem