Helder promete reforçar setor pesqueiro nacional


Helder promete reforçar setor pesqueiro nacional (Foto: Kenedy Brayan/Min. da pesca)
O novo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, disse ontem, em seu discurso de posse, que a meta nacional é produzir 20 milhões de toneladas de pescado por ano. “Capacidade para isso nós temos”, enfatizou o ministro, assegurando que o governo federal vai fortalecer o setor aperfeiçoando as ações tanto para a pesca industrial quanto para a artesanal, além de induzir a aquicultura em água salgada e doce, com especial atenção à cultura do camarão. Segundo Helder, o principal instrumento para isso será a execução do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Helder Barbalho recebeu o cargo nesta sexta, 2 de janeiro, de Eduardo Lopes. A cerimônia de transmissão de cargo foi prestigiada pelas principais lideranças do PMDB, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), os líderes das bancadas do Senado e da Câmara, senador Eunício de Oliveira (CE) e deputado Eduardo Cunha (RJ), o senador Jader Barbalho (PA), além do ministro Eliseu Padilha, que assumiu a Secretaria da Aviação Civil.

Também marcaram presença os parlamentares paraenses: senador Paulo Rocha (PT), os deputados federais Elcione Barbalho e Simone Morgado (PMDB), Zé Geraldo (PT) e Cleber Verde (PRB/MA), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pesca na Câmara dos Deputados. Compareceram ainda deputados estaduais pelo Pará, prefeitos, vereadores e empresários paraenses.

O ministro destacou que o Plano de Safra da Pesca e Aquicultura vai balizar as ações do Ministério nos próximos quatro anos. “Com ele, lançaremos as bases e definiremos os caminhos para avanços na cadeia produtiva, como aumentar a nossa capacidade de produção, modernizar as instalações, renovar a frota pesqueira (sem esquecer o subsídio para a compra de óleo diesel), adquirir máquinas e equipamentos, facilitar o acesso a linhas de crédito e, assim, ampliar a contribuição do setor na balança comercial brasileira.”

Segundo o ministro, os pescadores artesanais, a exemplo dos agricultores familiares, precisam contar com apoio cada vez maior de pesquisas para aumentar a sua produção. Para isso, de acordo com Helder, serão incrementados investimentos em pesquisas e na coleta de dados estatísticos será importante para conhecimento do tamanho da produção e das espécies que vivem em rios e mares.

Outro desafio citado pelo ministro em seu discurso é aumentar o consumo interno. “Vamos intensificar as campanhas com este objetivo ao mesmo tempo em que trabalharemos para tornar o pescado mais acessível aos bolsos dos brasileiros, garantindo mais espaço na mesa de cada um de nós.”

Helder Barbalho ressaltou que, de acordo com a nova meta nacional anunciada pela presidente Dilma Rousseff, de tornar o Brasil numa pátria educadora, “chegou a hora de mostrarmos o caminho. Nós podemos e, juntos, vamos conseguir, em benefício de todos, mas, principalmente dos pescadores artesanais, que são a maioria absoluta dos que trabalham nesta área”.

“O Brasil possui 8,5 mil quilômetros de costa marítima, o maior volume de água doce do planeta e potencial para ser um dos cinco principais produtores de pescado do mundo”, destacou o ministro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem