Verdades e mentiras sobre o açaí, que tem fama de calórico


Foto: O Globo
Há muitos verões, o açaí ganhou fama de queridinho dos frequentadores da orla carioca, e se tornou uma boa pedida para quem quer dar aquela refrescada sob o sol. Há quem peça um copo ou tigela já pensando numa passada pela academia, pós-praia. Mas a verdade é que a fruta tem fama de engordativa e, por causa do estigma negativo, há quem evite fazer o pedido, em nome da boa forma na estação mais charmosa do Rio. Para esclarecer o que é mito ou verdade sobre o açaí, profissionais ensinam como comer a iguaria de forma correta, de um jeito que pode até ajudar a emagrecer.
A nutricionista Patricia Davidson esclarece logo de cara que é mito: açaí não engorda.
'O açaí é uma fruta originária da mata nativa da Amazônia. É considerado um dos frutos mais nutritivos. A polpa é fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Cem gramas da polpa fornecem 58 calorias. O que engorda é o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para ficar mais doce, o tradicional creme de açaí, apreciado com granola, paçoca, frutas, entre outros itens, que o torna uma bomba calórica', explica.
Ainda de acordo com Patrícia, é verdade que o açaí pode ser consumido antes da academia:
'O açaí é uma ótima fonte de energia para quem quer malhar, pode ser consumida antes do treino. Para incrementar, pode bater a polpa, sem xarope de guaraná, com uma banana. Vale lembrar que o açaí é um poderoso antioxidante, fonte de antocianinas, pigmentos naturais responsáveis pela coloração do açaí'.
Segundo a nutricionista Patricia Rung, a fruta pode até ajudar a emagrecer:
'O açaí é um alimento super polêmico, quem quer emagrecer acha que não pode comer de jeito nenhum, mas não é bem assim. Ele é considerado um super alimento e ainda pode ajudar na perda de peso, se usado de forma adequada, por gerar saciedade. O consumo de açaí é excelente para reduzir os radicais livres, substâncias que vão envelhecendo nossas células. Estudos mostram que o consumo de cem gramas de polpa duas vezes ao dia pode reduzir a glicemia, a insulina e o colesterol ruim'.
Para evitar que o açaí vire uma bomba calórica, a nutricionista dá uma dica para deixá-lo mais saudável.
'Pegue cem gramas de polpa e bata no liquidificador com uma banana e 100 ml de água. Se achar que ainda está magro, pode acrescentar uma colher de chá de mel. Pronto. assim ele fica mais docinho e saudável'.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem