Retiros concentram fé, louvor e reflexão para fiéis


Uma programação diferente para o Carnaval 2015 está sendo oferecida por várias denominações religiosas: os retiros são uma alternativa para quem prefere atividades mais tranquila. A Igreja Adventista do Sétimo Dia iniciou ontem seu retiro espiritual, que segue até o próximo dia 18. A programação está sendo organizada pelo Departamento de Jovens da cada instituição e reúne adventistas de todo o Brasil. São cerca de 50 opções de acampamento distribuídos nos estados do Pará e Amapá.
Ontem também começou o encontro religioso Koinonia 2015, que significa comunhão em grego, organizado pela Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA). As atividades seguem até o dia 17 de fevereiro e acontecerão no Complexo de Eventos da igreja de Benfica. São esperados 400 jovens que participarão de palestras e bandas, atividades lúdicas, religiosas e de lazer, como piscina, vôlei, basquete e futebol. O momento mais esperado é a tradicional festa temática, que acontecerá no dia 16, na qual os participantes dançam e apresentam peças teatrais.
No Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, no Ginásio da Escola Superior de Educação Física e no Ginásio Altino Pimenta, 1.500 jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular participam, desde ontem, do 7º RUG Fest (Radicais da Última Geração), abrangendo atividades esportivas. O evento será encerrado na terça-feira, 17, com uma festa na Element Club.
Neste sábado é a vez do encontro dos Jovens por um Mundo Unido (JPMU), do Movimento dos Focolares, e do Enchei-vos 2015, da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Belém. De hoje até o dia 17 deste mês, o JPMU vai apresentar oficinas, jogos, palestras e atividades lúdicas e culturais, como apresentações teatrais, festa temática e show de talentos. A programação acontecerá na Mariápolis Gloria, localizada na rodovia Augusto Meira Filho, nº 1000, em Benevides. Com o tema sobre a linguagem universal “Life, Light, Love!” (“Vida, Luz, Amor!”) os jovens discutirão o significado dessas palavras na vida de cada um. A expectativa para este ano é a presença de mais de 300 pessoas. 
Debates
A União Espírita Paraense (UEP) promove até terça-feira o Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (37º EIMEP). O evento, com o tema “Sexualidade: Conhece-te a ti mesmo”, será aberto às 14h30 de hoje, no Colégio Moderno, reunindo dirigentes e trabalhadores de centros espíritas de Belém e interior do Estado e, ainda, interessados em geral na discussão de temas e subtemas. Mil pessoas deverão participar do encontro, que terá programação cultural e de explanações. O evento Renovai-vos 2015, coordenado pela Comunidade Maíra, da Arquidiocese de Belém, ocorrerá de hoje até terça-feira, na Escola Berço de Belém, com louvor, adoração, pregação, missa, números musicais e espaço infantil, entre outras atrações.
O encontro Enchei-vos 2015 apresentará o tema “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (inspirado em Gálatas 5, 16) e ocorrerá na quadra da Paróquia de São Francisco de Assis (Capuchinhos). O início das atividades será às 17h30 e a programação é livre. Dentre as atividades religiosas estão missas, shows, adorações, confissões e pregações. Estarão presentes Gerson Pojo, fundador da Comunidade Kerygma; Raphael Matias, Comunidade Presença, de São paulo, e do padre barnabita Geffison Silva. Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, e dom Irineu Roman, bispo auxiliar, presidirão missas, assim como os padres João Eudes e Maurício Santos.
Já a partir desde domingo, dia 15, os jovens participarão do Cristo Alegria Aviva 2015, organizado pela Família Cristo Alegria e pela Igreja de Santo Expedito. A programação vai acontecer de 8 às 18 horas, no Ginásio da Escola Superior de Educação Física. O evento segue até o próximo dia 17. A entrada é franca e conta com uma ampla programação com música, dança, louvor, teatro, palestras e espaço infantil. Missas também farão parte da programação. o diácono Emanuel Duarte e o frei Francisco Mendes serão os destaques do retiro, que representa o viver, a reforma da alma e o Espírito Santo, segundo os organizadores do evento. 
Também no domingo começará o Renascer Ananindeua, promovido pela Comunidade Católica Shalom. Até o dia 17 os jovens participarão de eucaristia, missa e cursos alternativos sobre espiritualidade. No dia 17, o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, celebrará missa. As crianças também participarão do evento por meio do Renascer Kids, que vai oferecer atividades lúdicas, teatro, oficinas e momentos de oração. Com o tema: “Felizes os que choram, por que serão consolados!” (Mt 5,4) haverá arrecadação de alimentos a serem doados a entidades de assistência social. O Renascer Ananindeua acontecerá na Escola Superior Madre Celeste (Esmac).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem