Escola Manoel Antonio de Castro (Grupo) 111 anos


Hoje pela manhã aconteceu em frente a Escola Manoel Antonio de Castro (Grupo) uma festa especial pela comemoração dos 111 anos da referida instituição de ensino. A festa foi marcada com homenagens, prestação de serviços, bolo e o parabéns entoado pelos alunos, funcionários, autoridades e outras pessoas que ali se fizeram presentes.
Na hora do parabéns - 111 anos do Grupo
HISTÓRICO DA ESCOLA MANOEL ANTONIO DE CASTRO

No dia 27 de abril de 1904 foi um momento especial para a educação de nosso município, neste dia ocorreu a fundação de uma escola chamada: GRUPO ESCOLAR, em um terreno doado pela professora Lucilinda Ferreira Belúcio, localizado na rua Rui Barbosa, onde hoje se localiza a torre da Telemar.

O primeiro Grupo Escolar de Igarapé-Miri, começou a funcionar com o curso primário de 1a a 5a série, seu primeiro diretor foi o professor Aristides dos Reis e Silva. Na época, devido o número muito reduzido de habitantes em ígarapé-Miri, apenas a existência dessa escola era suficiente para atender a demanda de todos os estudantes deste Município. O Grupo Escolar funcionou durante 40 anos naquele endereço.
Em 1946, como a estrutura física da escola estava deteriorada, a diretora do grupo escolar negociou sua mudança para um prédio de propriedade dos Almeida, situado na rua 15 de novembro, ao lado da residência do Sr. Teodolino Sinimbu, em caráter de emergência. A nova sede da escola era um prédio construído também em enchimento, conhecido na cidade como "o sobrado", pois essa era sua estrutura arquitetônica. Foi dividido ao meio: uma parte abrigava a escola e a outra a residência da família do Sr. Antonio Almeida, situação que perduraria por apenas um ano.

No ano seguinte 1947, o grupo retornou à rua Rui Barbosa, agora sendo vizinho, pelo lado direito, das ruínas do saudoso grupo velho - como ficou conhecido: e pelo lado esquerdo, tinha por vizinho o Sr. Geminiano de Alfaia Paraense e família, tratava-se de um casarão antigo, do qual também foi cedida parte para abrigar a família da nova diretora, a normalista Adalgisa Maria Batista de Miranda, durante dois anos. A escola funcionava de Ia a 5a série, nos turnos matutino e vespertino.

A situação de precariedade e instabilidade do espaço físico para sediar a escola incomodava a todos. Nesse sentido, o prefeito Sr. Alcides Pinheiro Sampaio- que também tinha filhos em idade escolar providenciou, junto ao governador do Estado, Sr. Luiz Geolás de Moura Carvalho, a construção de um prédio apropriado especificamente para o Grupo Escolar.

O grupo escolar Professor Manoel Antonio de Castro foi inaugurado no dia 21 de julho de 1949, situado na travessa Generalíssimo Deodoro n° 254, Centro na parte central da Praça da Bandeira, em frente o prédio da Prefeitura Municipal, para oferecer ensino de Ia a 5a série, uma vez que contava com número maior de professoras nomeadas para trabalharem, sob a direção da professora Helena Ferreira, recém - chegada no município.

O qual permanece até os dias de hoje no mesmo lugar, homenageando o Professor Manoel Antonio de Castro, um filho ilustre de Igarapé-Miri, que se destacou em Belém no exercício de funções do Magistério inclusive sendo proprietário e diretor do extinto Colégio Pará Amazonas, localizado na Rua 16 de novembro, na capital.

O Grupo Escolar Professor Manoel Antonio de Castro, ao ser inaugurado, funcionava com o pré-primário, Ia a 4a série, sendo que a conclusão da 4a série dava direito a um certificado de Conclusão do Curso Primário Elementar, e com a conclusão da 5a série, o aluno tinha direito a um certificado de Conclusão do primário Complementar. Mantinha também, no turno da noite, uma turma de ensino supletivo para alfabetizar adultos. Atualmente a escola funciona nos horário: manhã, tarde e noite, com as séries do Ensino Fundamental maior e Educação de Jovens de Adultos.

A exatamente 111 anos o nosso GRUPO ESCOLAR vem contribuindo na formação de inúmeras gerações. Por isso convidamos todos os presentes a festejar seu aniversário, desta escola que é PATRIMÔNIO HISTÓRICO. E a cada dia busca criar condições favoráveis a qualidade do processo educativo.
Prof. Valdecir em seu pronunciamento

Prof. Elcidia

Prof. Kenedy

Vereador Josias Belo

Vereador Lula

Profª Monica e a diretora Soninha

Profª Monica

Prof. Anderson Quaresma

O público presente

A diretora Profª Soninha oferece o primeiro pedaço de bolo para um alun

Homenagem a saudosa Profª Quaresma

Na hora da distribuição do bolo
 

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem