Aluno de Igarapé-Miri irá à Pensilvânia, nos EUA

A maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), terá um representante paraense. O estudante Maurício Pantoja, 18, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Jesus, de Igarapé-Miri, se juntará a uma comitiva de 30 estudantes, que juntos representarão dez estados brasileiros. 
A edição 2015 do evento será de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, no Estado da Pensilvânia, nos EUA. O grupo vai expor os seus projetos e concorrer a uma bolsa de estudos e prêmios no valor de US$ 4 milhões. Os vencedores serão anunciados em15 de maio.
Foi por meio do projeto “Transformando os resíduos do buriti em ração para suínos e carvão ativado II -, estudo da viabilidade social e redução de impacto ambiental”, que o estudante foi selecionado pela Mostratec - uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, em Rio Grande do Sul -, para disputar a final do evento. O objetivo desse projeto é valorizar o buritizeiro e reutilizar os seus resíduos (a bucha e o caroço do buriti), para a produção de rações para animais e carvão atividado, ou seja, como a fruta, segundo o pesquisador, é rica em carbono, o caroço pode ser utilizado como um filtro vegetal. 
Quando manipulados quimicamente, esses resíduos ajudam a purificar a água para o consumo. Além de preservar a natureza, esse projeto pode ampliar a geração de emprego e renda na região amazônica. 
No projeto esses resíduos passaram por várias etapas para a produção da ração e do carvão. Através da secagem e desfibrilação, a bucha (matéria-prima que envolve o caroço) é transformada em ração animal, enquanto para produzir o carvão a semente é queimada em um forno de barro, como uma forma de estufa. Devido ao projeto, o carvão ativado foi considerado importante para o uso doméstico e industrial.
Fonte: ORM News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem