Maior embarcação de madeira navegável

 Com 38,2 m de comprimento, 8,2 m de largura e três conveses, recorde pertence ao Venino Pantoja, que percorre rios do Estado do Pará
O Venino Pantoja entra para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Maior embarcação de madeira navegável, possuindo 38,2 m de comprimento, 8,2 m de largura e três conveses. Até mesmo o casco é de madeira, revestido com fibra de vidro.

De acordo com Venino Tourão Pantoja, sócio proprietário e idealizador do projeto, juntamente com sua esposa e sócia, Carmen Rosa Cardoso Pantoja, da empresa Venino Pantoja Navegação Ltda, a ideia era de construir o barco gigante, que surgiu a partir de um sonho pessoal. “Demorou oito anos para ficar pronto e teve a ajuda de 15 pessoas”, lembra. O empresário conta que toda produção aconteceu no município de Igarapé-Miri (PA). “A maior dificuldade foi conseguir no mercado o material necessário à construção, em virtude da utilização apenas de madeiras de lei (maior qualidade e resistência que as comuns)”. Além de 22 camarotes, possui uma suíte, dois bares, uma cozinha, uma enfermaria e 11 banheiros.

A embarcação entrou em atividade em 2001, atuando de forma mista, com transporte de carga e passageiros. Posteriormente, em 2012, a empresa responsável conseguiu a autorização para transportar maior número de passageiros, na categoria de apoio ao turismo. “Neste tempo de funcionamento aproximadamente 100 mil pessoas passaram pelo barco”, destaca.O veículo aquático já operou na linha fixa Belém-Cametá e atualmente não tem rota específica. “Depende da necessidade do cliente que contrata os serviços: geralmente é realizada na navegação interior, ou seja, águas parcialmente abrigadas como hidrovias interiores, baías, rios, canais e onde sejam verificadas ondas com alturas significativas”.

Entre os eventos oferecidos nos passeios turísticos estão apresentações de conjuntos musicais e shows folclóricos, realizados em todos os conveses. “Em cada convés há uma atração com o número máximo de passageiros determinado pelo estudo de estabilidade”.Conforme o empresário, o reconhecimento do recorde brasileiro junto ao RankBrasil é a recompensa de uma realização pessoal e dos esforços investidos para a concretização do transporte de passageiros e passeios feitos na orla de Belém e na navegação interior.

“A embarcação tem por finalidade proporcionar ao usuário uma viagem confortável e segura, bem como alavancar o turismo na região”, finaliza o idealizador Venino Tourão Pantoja.

Redação: Fátima Pires
http://www.rankbrasil.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem