Mantida prisão de acusado de grupo de extermínio

Mantida prisão de acusado de grupo de extermínio (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Os desembargadores integrantes das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará, à unanimidade de votos, mantiveram a prisão preventiva de Ruzol Gonçalves Neto, acusado de integrar um grupo de extermínio no município de Igarapé Miri, o qual seria chefiado pelo ex-prefeito do município, Ailson Santa Maria do Amaral, conforme denúncia oferecida pelo Ministério Público. 
As acusações são de participação em organização criminosa, tentativa de homicídio, homicídio consumado em atividade de extermínio e denunciação caluniosa. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) nesta segunda-feira (21).
De acordo com o habeas corpus, a defesa de Ruzol requereu a liberdade provisória, ou, caso não fosse concedida, que a prisão fosse convertida em prisão domiciliar, ou ainda que fosse substituída por medida cautelar diversa da prisão. Alegou que o denunciado está acometido de doença cardíaca e que teria passado por cirurgia recente, ressaltando que a casa penal onde está preso não oferece condições adequadas para o seu tratamento.
Em sua decisão, a relatora do habeas corpus, desembargadora Maria Edwiges Lobato, considerou a manifestação do Ministério Público, que opinou pela negativa do pedido, argumentando que o presídio onde o denunciado está detido oferece condições de tratamento. A magistrada fundamentou sua decisão ainda em diversas jurisprudências de tribunais superiores e também do TJPA, considerando a periculosidade do acusado, a forma como o grupo agia, e a gravidade dos crimes, cujas autorias recaem sobre o grupo.
Além do ex-prefeito Ailson Amaral e de Ruzol Neto (que exercia a função de secretário de obras de Igarapé Miri na gestão de Ailson), outras 10 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público na mesma ação penal. Na sessão do último dia 14 de setembro, as Câmaras Criminais mantiveram a prisão de Edson Souza, também denunciado na ação.
(DOL com informações do TJPA)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem