CHUVA FORTE EM IGARAPÉ-MIRI DEIXA MORADORES DESESPERADOS

Imagens extraidas da internet - os créditos pertence aos seus respectivos autores



Uma chuva torrencial que caiu hoje no período da tarde sobre a cidade de Igarapé-Miri, provocou vários alagamentos em toda a cidade, uma demonstração da situação precária em que a cidade se encontra no quesito saneamento básico (esgoto). 
Varias ruas ficaram totalmente inundadas e até casas foram invadidas pela água da chuva, o que é um perigo, pois com a água entrando nas casas trazem doenças tais como: Micoses, Leptospirose, Hepatites e outras.
Foram várias postagens de moradores denunciando as inundações em suas ruas.








Algumas das doenças transmitidas pelo contato com a água das enchentes são:
  1. Leptospirose: Devido a uma bactéria presente na urina e nas fezes de animais como ratos, porcos, cabras, ovelhas, cães, bois e vacas;
  2. Pneumonia: Devido a entrada de fungos no sistema respiratório gerando sintomas parecidos com os da gripe;
  3. Malária: Transmitida pela picada do mosquito da malária, que leva a um comprometimento do fígado e do sangue;
  4. Micose: Doença de pele causada por um fungo, que penetra na pele, gerando sintomas como coceira, vermelhidão e pequenas feridas;
  5. Toxoplasmose: Devido ao consumo de alimentos contaminados com o vírus da toxoplasmose, presente nas fezes de cães e gatos;
  6. Febre tifóide: Devido ao consumo de alimentos contaminados com uma bactéria chamada Salmonela, gerando sintomas como febre, enjôo e dor de barriga;
  7. Hepatite: Devido ao consumo de água ou de alimentos contaminados com o vírus da hepatite, gerando cor amarelada na pele e nos olhos, devido ao comprometimento do fígado.
A chuva e as enchentes podem ainda levar à proliferação do mosquito da dengue e para se proteger deve-se usar um repelente diariamente e nunca deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito. Veja tudo o que pode fazer em: Como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Como evitar as doenças provocadas por enchentes

Para evitar estas doenças recomenda-se não entrar em contato com as águas da enchente e quando as água baixarem lavar tudo o que a água da enchente molhou com cloro para matar todos os micro-organismos nocivos.
É preciso ainda usar repelente nos dias a seguir as enchentes, só beber água clorada ou filtrada e comer alimentos que não tenham entrado em contato com as águas sujas da enchente. Veja como garantir a segurança dos alimentos: Como lavar frutas e vegetais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem