VEM AI MAIS UM PARTIDO POLÍTICO

Falta muito pouco para chegarmos ao 31º partido político do Brasil. Esse chegou antes da tão badalada REDE, da Marina Silva.
Enquanto a REDE não balança, é a vez do PROS, que certamente também vai merecer trocadilhos, como do tipo: “pelo menos esse só tem PROS, não tem CONTRAS”.
Brincadeiras à parte, mas o negócio é sério. É mais um partido para dividir dinheiro com tantos outros e pra de certa forma confundir a cabeça do eleitor com tantas siglas, números e bandeiras.
O TSE ainda não aprovou, mas falta pouco. O pedido de vista feito pela ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, na sessão administrativa desta terça-feira (10), o julgamento do pedido do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) para o registro de seu estatuto no Tribunal.
A Relatora, ministra Laurita Vaz, já deu seu aval e afirmou que o PROS comprovou o apoiamento nacional de eleitores à criação do partido, correspondente, no mínimo, a 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, distribuídos por pelo menos nove Estados, com um mínimo de 0,10% do eleitorado que votou em cada um deles. Esses e outros requisitos estão previstos na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) e em resolução do TSE.
Parece incrível, mas o PROS obteve 515.881 assinaturas de eleitores em apoio à criação do partido, certificadas por cartórios eleitorais e tribunais regionais eleitorais. A ministra disse que esse número supera 0,5% dos votos (491.949 votos) dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.
O novo partido já está acelerado ! O PROS obteve registros de diretórios estaduais em Tribunais Regionais de 10 Estados (AC/AM/AP/GO/MS/MT/RO/RR/TO e DF), o que ultrapassa também o mínimo de nove Estados necessários.
Pelo jeito ainda não tem comandante no Pará e nem se houve falar. Isso vai animar muitos, principalmente os descontentes em seus partidos de origem que poderão então migrar. Isso significa que abriu a porteira para mudança de partido sem qualquer risco de perda de mandato.
Votaram com Laurita Vaz, a ministra Cármen Lúcia, e os ministros Gilmar Mendes, Castro Meira, Henrique Neves. O ministro Dias Toffoli deve votar após a apresentação do voto-vista da ministra Luciana Lóssio.
A maioria já foi formada. É muito difícil um ministro voltar atrás nesses caso, ainda mais que a matéria é administrativa.
Então, os que querem mudar de partido, se animem ! O PROS vai ser batizado com o número 90.
(Gazeta Miriense)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem