Localizada na Rodovia PA-151, a ponte promete mudar a realidade dos
moradores da região, ao diminuir o tempo de viagem e beneficiar a
população dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Acará, Moju,
Mocajuba, Cametá, Baião e Igarapé-Miri, entre outros município
Será inaugurada neste sábado (12) a ponte Igarapé-Miri, a primeira de grande porte na região do Baixo Tocantins, com mais de 560 metros de extensão e 200 metros de rampa de encontro. O governador Simão Jatene participa da inauguração, às 9 horas, ao lado de prefeitos da região e equipe de secretários de Estado.
Localizada na Rodovia PA-151, a ponte promete mudar a realidade dos moradores da região, ao diminuir o tempo de viagem e beneficiar a população dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Acará, Moju, Mocajuba, Cametá, Baião e Igarapé-Miri, entre outros municípios. Além do sistema de iluminação solar, a estrutura conta com sistema de proteção dos pilares, os “dolfins”, para evitar possíveis impactos com embarcações que navegam no rio Igarapé-Miri.
O engenheiro Luiz Duarte, da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), explica que foram instaladas placas ao longo da ponte para captar a energia solar e garantir a iluminação. “Elas são capazes de carregar as baterias que fornecem a energia para as lâmpadas. Com isso, as lâmpadas vão ligar e desligar automaticamente”, diz.
Mão de obra – Além de melhorar o acesso entre os municípios com rapidez e segurança, a obra também trouxe oportunidade de emprego para a população do entorno. Ao todo, o trabalho mobilizou mais de 200 pessoas, das quais cerca de 90% são moradores da região. Entre eles está Marcos Sacramento Fernandes, que estava desempregado e foi contratado para trabalhar na construção. Marcos recebeu treinamento e hoje exerce a função de auxiliar de qualidade e meio ambiente.
"O setor de qualidade organiza a parte documental. Os materiais usados na execução da obra, como por exemplo, o concreto, o aço e o ferro, passam por uma certificação de qualidade, ou seja, como o material foi feito, a resistência etc. Já na parte de meio ambiente fazemos a verificação nos canteiros na questão de minimizar o impacto ambiental e, também, para garantir que os funcionários estão trabalhando com os equipamentos de segurança", explica Marcos Sacramento.
Investimentos– O governo já investiu mais de R$ 300 milhões na implantação e recuperação de pontes de madeira e concreto em todo o Pará. Em junho do ano passado, o Estado inaugurou a ponte sobre o Rio Capim, com 560 metros de comprimento, dez pilares e 14 lajes. A obra contribuiu para o tráfego sem interrupção na Rodovia PA-252 até o entroncamento com a BR-010, a Belém-Brasília.
Uma das pontes em recuperação atualmente é a Moju Cidade, que fica sobre o Rio Moju e integra o complexo Alça Viária, importante corredor que faz a ligação entre as regiões metropolitana de Belém e nordeste paraense ao sul e sudeste do Estado. A ponte foi danificada no início do ano devido a um acidente provocado por uma balsa. As obras de recuperação estão em ritmo acelerado.
Também está em fase avançada a construção da ponte sobre o rio Curuá, em Alenquer, na Rodovia PA-254, oeste do Pará. Com investimento acima de R$ 13 milhões, a nova estrutura, que está sendo concluída, tem 360 metros de extensão e nove metros de largura, permitindo a integração de Alenquer com outros municípios da região, além de viabilizar o escoamento da produção agrícola e extrativista dos municípios que integram a Calha Norte.
No local onde está sendo erguida a nova estrutura, existia uma ponte construída em madeira, que constantemente tinha a estrutura comprometida devido ao excesso de carga das carretas e caminhões que trafegam com produtos pesados, como madeira, gado e brita. A ponte também precisa ser substituída em função das constantes cheias do rio Curuá, que ocasionavam a interrupção do tráfego, obrigando à travessia de balsa e aumentando o tempo das viagens
Foram instaladas placas ao longo da ponte para captar a energia solar e garantir a iluminaçã |
560 metros de extensão e 200 metros de rampa de encontro |
Será inaugurada neste sábado (12) a ponte Igarapé-Miri, a primeira de grande porte na região do Baixo Tocantins, com mais de 560 metros de extensão e 200 metros de rampa de encontro. O governador Simão Jatene participa da inauguração, às 9 horas, ao lado de prefeitos da região e equipe de secretários de Estado.
Localizada na Rodovia PA-151, a ponte promete mudar a realidade dos moradores da região, ao diminuir o tempo de viagem e beneficiar a população dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Acará, Moju, Mocajuba, Cametá, Baião e Igarapé-Miri, entre outros municípios. Além do sistema de iluminação solar, a estrutura conta com sistema de proteção dos pilares, os “dolfins”, para evitar possíveis impactos com embarcações que navegam no rio Igarapé-Miri.
O engenheiro Luiz Duarte, da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), explica que foram instaladas placas ao longo da ponte para captar a energia solar e garantir a iluminação. “Elas são capazes de carregar as baterias que fornecem a energia para as lâmpadas. Com isso, as lâmpadas vão ligar e desligar automaticamente”, diz.
Mão de obra – Além de melhorar o acesso entre os municípios com rapidez e segurança, a obra também trouxe oportunidade de emprego para a população do entorno. Ao todo, o trabalho mobilizou mais de 200 pessoas, das quais cerca de 90% são moradores da região. Entre eles está Marcos Sacramento Fernandes, que estava desempregado e foi contratado para trabalhar na construção. Marcos recebeu treinamento e hoje exerce a função de auxiliar de qualidade e meio ambiente.
"O setor de qualidade organiza a parte documental. Os materiais usados na execução da obra, como por exemplo, o concreto, o aço e o ferro, passam por uma certificação de qualidade, ou seja, como o material foi feito, a resistência etc. Já na parte de meio ambiente fazemos a verificação nos canteiros na questão de minimizar o impacto ambiental e, também, para garantir que os funcionários estão trabalhando com os equipamentos de segurança", explica Marcos Sacramento.
Investimentos– O governo já investiu mais de R$ 300 milhões na implantação e recuperação de pontes de madeira e concreto em todo o Pará. Em junho do ano passado, o Estado inaugurou a ponte sobre o Rio Capim, com 560 metros de comprimento, dez pilares e 14 lajes. A obra contribuiu para o tráfego sem interrupção na Rodovia PA-252 até o entroncamento com a BR-010, a Belém-Brasília.
Uma das pontes em recuperação atualmente é a Moju Cidade, que fica sobre o Rio Moju e integra o complexo Alça Viária, importante corredor que faz a ligação entre as regiões metropolitana de Belém e nordeste paraense ao sul e sudeste do Estado. A ponte foi danificada no início do ano devido a um acidente provocado por uma balsa. As obras de recuperação estão em ritmo acelerado.
Também está em fase avançada a construção da ponte sobre o rio Curuá, em Alenquer, na Rodovia PA-254, oeste do Pará. Com investimento acima de R$ 13 milhões, a nova estrutura, que está sendo concluída, tem 360 metros de extensão e nove metros de largura, permitindo a integração de Alenquer com outros municípios da região, além de viabilizar o escoamento da produção agrícola e extrativista dos municípios que integram a Calha Norte.
No local onde está sendo erguida a nova estrutura, existia uma ponte construída em madeira, que constantemente tinha a estrutura comprometida devido ao excesso de carga das carretas e caminhões que trafegam com produtos pesados, como madeira, gado e brita. A ponte também precisa ser substituída em função das constantes cheias do rio Curuá, que ocasionavam a interrupção do tráfego, obrigando à travessia de balsa e aumentando o tempo das viagens
Fonte: http://www.agenciapara.com.br
FOTO: ANTONIO SILVA / AG. PARÁ