DOENÇA DE PARKINSON - Cerca de 200.000 brasileiros têm a doença de Parkinson



A doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa que afeta os neurônios da região da substância negra do cérebro. Eles são responsáveis ​​pela produção do hormônio dopamina, que transporta neurotransmissores por todo o corpo. A dopamina diminuída ou ausente afeta o movimento e causa vários sintomas. Embora seja considerada uma doença predominantemente de idosos, acima de 60 anos, também pode acometer pessoas com menos de 50 anos e uma proporção ainda menor de pessoas com menos de 0 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial acima 65 anos sofre desta doença. O Brasil tem cerca de 200 mil pessoas com esse problema de saúde.

 

O que é a doença de Parkinson?

É uma doença neurológica degenerativa que afeta os movimentos de uma pessoa, mas também apresenta outros sintomas. Varia de paciente para paciente, mas na maioria dos casos se desenvolve lentamente. Embora a causa não esteja totalmente definida, ela causa desgaste da área do cérebro responsável pela produção de dopamina, que tem papel importante na coordenação dos movimentos do corpo. A falta ou redução de dopamina causa sintomas como tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular excessiva, alterações na marcha e na postura. Abaixo está uma lista dos sintomas mais importantes.

 


Sintomas da doença de Parkinson Os sintomas mais comuns da doença de Parkinson são:

- aumento gradual do tremor;

- posição inclinada para a frente;

- lentidão de movimentos;

- andar com os pés confusos;

- depressão;

- distúrbios do sono, respiração e micção.

 - tremor nos dedos ou mãos,

- tremor na mandíbula, cabeça ou pernas.

- rigidez muscular; - distúrbios da fala,

- dificuldades de deglutição;

- dores.

 


Causas da doença de Parkinson

Acredita-se que a doença de Parkinson seja desencadeada por uma série de fatores que variam de pessoa para pessoa, portanto não há evidências de uma única causa da doença. Sabe-se que a patologia causa uma diminuição na produção de dopamina na área do cérebro chamada substância negra. Portanto, quando ela está ausente ou reduzida, o corpo começa a ter problemas nessa área, então começam os tremores e outros sintomas mencionados acima. Um dos fatores de risco que podem estar associados ao surgimento da doença são as alterações genéticas. No entanto, eles não são comuns e são encontrados em vários membros da família. Outro grande problema é o meio ambiente, que fica exposto a substâncias químicas nocivas, como pesticidas e metais pesados, que podem causar a morte de neurônios necessários para a produção de dopamina.

 

Os jovens podem contrair a doença de Parkinson?

Embora a maioria dos casos de doença de Parkinson apareça após os 60 anos, aproximadamente 10% dos pacientes a desenvolvem antes dos 50 anos e 2% têm menos de 0 anos.

 


Tratamento

Embora não haja cura para a doença de Parkinson, ela pode e deve ser tratada. O tratamento visa combater os sintomas e até retardar o seu aparecimento. Segundo o Dr. Alexandre Bosson, “o tratamento indicado é medicamentoso e, se necessário, cirúrgico. Eles podem ser ablativos, onde uma pequena quantidade de dano é feita ao cérebro para melhorar certos sintomas. Ou uma cirurgia mais nova e moderna que envolve a implantação de um aparelho que realiza estimulação cerebral profunda e produz impulsos elétricos que ajudam o cérebro a funcionar melhor e de forma mais organizada, diminuindo os sintomas dolorosos. Além disso, fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala são recomendadas para a reabilitação de problemas de fala

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem