Micoses nas unhas: as vilãs do verão. Saiba como prevenir

A estação exige mais cuidados com as unhas, que sofrem com a umidade e o calor do verão amazônico
Sol e praia fazem do verão a estação preferida de muitas pessoas, mas também é o cenário ideal para as indesejáveis micoses aparecerem. Segundo a dermatologista Clivia Carneiro, os ambientes quentes e úmidos favorecem o crescimento e a disseminação dos fungos, que também podem afetar as unhas. O onicomicose é bastante comum em todas as faixas etárias, mas atinge com mais facilidade as mulheres com mais de 40 anos.
“O clima quente propicia um aumento da sudorese, além de estimular as pessoas a frequentarem lugares como piscinas e praias. A beirada da piscina é um local de grande contaminação por fungos, por causa da circulação de pessoas descalças e da umidade”, explica.

Entre os sintomas observados nas unhas acometidas por fungos, estão o descolamento da sua borda livre, alteração da coloração que pode aparecer esbranquiçada, amarelada ou escurecida. “Pode também haver o acúmulo de ceratina abaixo da unha e espessamento da lâmina ungual”, esclarece a dermatologista.

Ainda de acordo com a médica, o uso de esmalte cosmético mascara a doença e dificulta o acompanhamento. “Alguns medicamentos tem o veículo sob a forma de esmalte, então devemos orientar o paciente para que caso queira usar o esmalte cosmético, aplique o esmalte antifúngico primeiramente e sobre ele o esmalte tradicional”, alerta.

O tratamento pode durar por alguns meses e até anos, em alguns casos. A melhora é demorada e depende do crescimento e a substituição da unha.

O infectologista do Laboratório Sabin, Alexandre Cunha, explica que essa e outras micoses são diagnosticadas por meio de um exame micológico direto e de cultura para fungos, realizados somente com consulta.

Para se prevenir desse incômodo nas unhas, algumas simples recomendações devem ser seguidas. É aconselhável evitar ficar com as roupas úmidas por muito tempo, secar bem as dobras e entre os dedos depois do banho, usar roupas leves, preferencialmente, de tecidos de algodão e usar chinelos ao tomar banho em locais públicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem