quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Voto em trânsito foi solicitado por mais de 79 mil eleitores

Urnas especiais para quem está fora do domicílio eleitoral estarão disponíveis em 91 cidades do país
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais de 79 mil eleitores brasileiros solicitaram o voto em trânsito à Justiça Eleitoral para o segundo turno no próximo domingo (26). Os eleitores votarão fora do seu domicílio em 91 cidades que terão urnas especiais. Apesar de o pleito escolher candidatos a governador e presidente, o voto em trânsito só é possível para o segundo cargo.

No Pará, os eleitores em trânsito poderão votar em Belém, Santarém e Ananindeua. Na capital os pontos de votação são no Instituto de Educação do Pará (IEP) e Colégio Santo Antônio. Em Ananindeua, no colégio Impacto e em Santarém na escola estadual Professora Onesima Pereira de Barros.

São Paulo, maior colégio eleitoral do país, é o estado que registrou mais pedidos de eleitores interessados em votar fora de seu domicílio eleitoral. No segundo turno serão 17.591 eleitores que votarão em trânsito. Em Minas Gerais, 11.582 pediram para votar em trânsito no dia 26 de outubro. No Rio Grande do Sul, 6.377 eleitores gaúchos solicitaram essa modalidade de voto.

Por outro lado, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar fora de seu domicílio eleitoral. Em São Paulo, houve 23.393 pedidos de eleitores no segundo turno. No Rio, serão 7.117 nesta segunda etapa da eleição. E em Minas Gerais, o número de solicitações para votar no estado no próximo turno foi de 6.493.

Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto. Uma vez cadastrado nessa modalidade, ele ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem.

Essa é a primeira vez que o voto em trânsito ocorrerá em outras cidades além das capitais. O critério adotado é o município com mais de 200 mil eleitores, sendo que a seção destinada à recepção do voto deverá conter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores. Quando o número mínimo não é atingido, os eleitores habilitados são informados da impossibilidade de votar por meio dessa modalidade no município por eles indicado. Nesse caso, ficará cancelada a habilitação dos eleitores para votar em trânsito e eles deverão justificar a ausência ou votar na seção de origem.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Embraer apresenta primeiro protótipo do maior avião já desenvolvido e produzido no Brasil

 
Cargueiro KC-390 é apresentado pela Embraer
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
São Paulo - A Embraer apresentou nesta terça-feira o primeiro protótipo do cargueiro KC-390, o maior avião já desenvolvido e produzido no Brasil. A aeronave de transporte de tropas e cargas e de abastecimento em voo está sendo desenvolvida há anos em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que em maio último assinou contrato firme por 28 unidades.

— É um projeto de Estado... Tudo aquilo que fazemos com aqueles velhos (cargueiros) Hercules que estão se aposentando no mundo inteiro poderemos fazer com o KC-390 — afirmou o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, referindo-se aos aviões da norte-americana Lockheed que serão substituídos pelo cargueiro da Embraer na frota da FAB.

Os ministros da Defesa de Portugal e da Argentina e o comandante da Força Aérea da República Tcheca estavam entre as autoridades estrangeiras na cerimônia de apresentação do KC-390. Os três países são parceiros industriais da Embraer no desenvolvimento do cargueiro e estão entre as nações com carta de intenção para compra do avião.

Processos seletivos pautam universidades e faculdades


NO PARÁ - Instituições organizam seus exames para o ensino superior

Universidade Federal do Pará (UFPA) publicará o edital do vestibular 2015 no final de outubro, com inscrições previstas para o final deste mês ou início de novembro. A seleção será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, nos dias 8 e 9 de novembro. Seguem abertas, até 3 de novembro, as inscrições ao vestibulinho da UFPA, pelo www.ceps.ufpa.br, cuja prova será em 30 de novembro.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) disponibilizou desde 7 de outubro, o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Programa de Ingresso Seriado (Prise) e do Processo Seletivo (Prosel). As provas tiveram início nos dias 16 e 17 de outubro com o Exame Habilitatório aos candidatos ao curso de Licenciatura em Música. Para todos os candidatos, a 1ª fase será em 16 de novembro, a 2ª no dia 17 de novembro, e a 3ª fase, em 7 de dezembro. Ao todo, para o Prise e para o Prosel, a Uepa oferta 2.916 vagas em Belém e nos demais municípios onde tem campus.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alimentação saudável garante qualidade de vida


Uma alimentação saudável e equilibrada reflete significativamente na qualidade de vida das pessoas, afinal, comer bem é fundamental para ter mais energia, disposição e saúde, e o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em mais de 150 países neste 16 de outubro, tem por objetivo principal promover a conscientização sobre as questões da nutrição.

A data marca a criação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945 - a FAO tem por objetivo elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural, bem como, um maior esforço voltado à erradicação da fome e da desnutrição, além de fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

Entender o papel do sistema digestivo no organismo é muito importante. Além da absorção dos nutrientes fornecidos pelos alimentos, ele ainda produz neurotransmissores relacionados ao bom humor, ao sono e à saciedade, e o intestino é um importante órgão do aparelho digestivo. Seu mau funcionamento pode ser um dos indícios da Fome Oculta - carência crônica de vitaminas e minerais devido ao baixo consumo ou mau aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Segundo Dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas sofre de fome oculta.

Com o tempo, a fome oculta também cria condições para o desenvolvimento de doenças como diabetes, dislipidemia, hipertensão e câncer. Além do intestino, outros sinais podem ser manifestações de fome oculta: apetite irregular, mau humor, falta de disposição para as atividades do dia a dia, unhas quebradiças e pele sem brilho, baixa resistência a doenças, sono não restaurador e ossos e dentes fracos.


No site do Ministério da Saúde está disponível um material que ajuda a refletir um pouco sobre a forma com que a população se alimenta. Depois de apresentar um teste simples para ver qual é a qualidade da sua nutrição, ele traz dicas para que a pessoa consiga mudar o seu padrão da alimentação com pequenas e simples adequações.

Confira algumas dicas para tornar sua alimentação mais saudável.

-Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

-Não pule as refeições, e faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

-Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

-Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma boa combinação de proteínas.

-Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

-Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

-Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

-Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homem com suspeita de ter ebola chega ao Rio de Janeiro

Paciente chegou em avião da FAB e será levado para a Fiocruz.
Ele chegou ao Brasil dia 19 de setembro e relatou febre nesta quinta (9).

  O missionário de 47 anos chegou em uma ambulância do SAMU vindo da Base Aérea do Galeão  (Foto: Fábio Tito/G1)

 

O africano Souleymane Bah, que está com suspeita de ebola, chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.
O paciente está recebendo os atendimentos básicos, como a medição de temperatura e pressão, e está sob isolamento. Os médicos do instituto devem colher uma amostra de sangue ainda na manhã desta sexta para realizar testes que devem comprovar  se o africano possui ou não a doença. O resultado do exame fica pronto em até 24 horas.
A amostra colhida será enviada para teste no Instituto Evandro Chagas de Belém, no Pará. Segundo assessoria, a Fiocruz é referência somente no atendimento a doenças infecciosas.
Segundo o infectologista Celso Ramos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apesar de a doença não ter sido confirmada, cuidados com o isolamento do paciente e da equipe que cuida da sua transferência são fundamentais porque a transmissão do ebola se dá, principalmente, pelo contato pessoal.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dicas para quem quer malhar antes do trabalho


Dicas para quem quer malhar antes do trabalho (Foto: Reprodução)

Uma das grandes vantagens de treinar de manhã é que você não precisa mais se preocupar com a corrida/malhação no resto do dia, é só relaxar e aproveitar para cumprir o resto da agenda com a energia incrível que você vai ter depois do treino. A primeira semana é sofrida, mas com força de vontade, você acostuma.

E se a única hora disponível para os exercícios é pela manhã (ou pela madrugada)? Veja como deixar a preguiça de lado e transformar o objetivo em hábito.

PLANEJE O SONO

Dormir bem é tão importante quanto os exercícios para quem quer entrar em forma. Então, se você precisa acordar cedo, tente dormir mais cedo - a quantidade de sono recomendada para adultos é de sete a oito horas por noite.

PLANEJE OS HORÁRIOS DA MALHAÇÃO

Escreva seus planos de exercício - pode ser em um papel, na agenda do computador, ou em algum app de celular. O importante é que, ao anotar os horários e o tipo de malhação que você deve fazer, como se fosse uma receita médica, você tem mais um incentivo para acordar cedo e saber direito o que fazer, sem precisar consultar seus planos de exercício.

ELIMINE OBSTÁCULOS

Pense que, ao acordar, você precisa estar pronta para a ação em 10 minutos ou menos. Então deixe suas roupas separadas, coloque água em sua garrafinha, as meias dentro do tênis. Deixe o café da manhã e o lanche pós-treino preparados também. Se você vai direto para o trabalho, deixe uma mala com suas roupas "normais" preparada também. Assim, tudo o que você precisará fazer é se vestir, pegar a comida e sua bolsa sair.

CAMINHADA ATÉ A ACADEMIA

A sua academia é próxima? e usar as escadas do seu prédio é viável? É extremamente importante que você não faça exercícios pesados logo após acordar - um exercício aeróbico leve como aquecimento é recomendado.

CHAME AMIGOS

A ideia é simples mas tem bons efeitos: se você tem um amigo te esperando na academia, a chance de você furar com ele é menor. E a malhação também fica mais diverida se você tiver com quem conversar.

Se você não tem companheiros de academia, invista em uma playlist poderosa, que garanta o seu pique.

RECOMPENSA

Se você completou o treinamento, ganha uma recompensa. Se você fizer algo prazeroso após a malhação, como tomar um smoothie saudável ou comer um pedaço de chocolate (amargo ou meio amargo, de preferência), seu cérebro se acostuma a esperar a recompensa após o treinamento. Ou seja, todo o processo de acordar cedo e fazer exercícios se torna menos doloroso.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Propaganda eleitoral termina quinta-feira (2)

Com a proximidade do 1º Turno das eleições, chegará ao fim também o período para propaganda eleitoral.
De acordo com o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 02 de outubro é o último dia para transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e para a realização de debates. Já o dia 03 é o último dia para divulgação paga de propaganda eleitoral, com distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
Para denunciar uma propaganda eleitoral irregular ou prática suspeita de crime eleitoral, ligue para o Disque-Denúncia do TRE, no telefone 0800 096 0007, ou através do email ouvidoria@tre-pa.gov.br.