10 maneiras de evitar complicações com o diabetes


 A diabetes é uma doença grave. Seguir seu plano de tratamento para diabetes exige um compromisso constante. Mas seus esforços valem a pena. O cuidado com o diabetes pode reduzir o risco de complicações graves - até mesmo com risco de vida.

Aqui estão 10 maneiras de assumir um papel ativo no tratamento do diabetes e desfrutar de um futuro mais saudável.

1. Assuma o compromisso de controlar seu diabetes

Os membros de sua equipe de cuidados com o diabetes – provedor de cuidados primários, especialista em cuidados e educação em diabetes e nutricionista, por exemplo – podem ajudá-lo a aprender os fundamentos do tratamento do diabetes e oferecer suporte ao longo do caminho. Mas cabe a você gerenciar sua condição.

Aprenda tudo o que puder sobre diabetes. Torne a alimentação saudável e a atividade física parte de sua rotina diária. Manter um peso saudável.

Monitore seu açúcar no sangue e siga as instruções do seu médico para controlar seu nível de açúcar no sangue. Tome seus medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Peça ajuda à sua equipe de tratamento de diabetes quando precisar.

2. Não fume

Evite fumar ou pare de fumar se você fuma. Fumar aumenta o risco de diabetes tipo 2 e o risco de várias complicações do diabetes, incluindo:

- Fluxo sanguíneo reduzido nas pernas e pés, o que pode levar a infecções, úlceras que não cicatrizam e possível amputação

- Pior controle do açúcar no sangue

- Doença cardíaca

- Derrame

- Doença ocular, que pode levar à cegueira

- Danos nos nervos

- Doença renal

- Morte prematura

Converse com seu médico sobre maneiras de ajudá-lo a parar de fumar ou de usar outros tipos de tabaco.

3. Mantenha sua pressão arterial e colesterol sob controle

Como o diabetes, a pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos. O colesterol alto também é uma preocupação, já que o dano resultante costuma ser pior e mais rápido quando você tem diabetes. Quando essas condições se juntam, elas podem levar a um ataque cardíaco, derrame ou outras condições com risco de vida.

 

Comer uma dieta saudável, com baixo teor de gordura e baixo teor de sal, evitar o excesso de álcool e fazer exercícios regularmente pode ajudar muito a controlar a pressão alta e o colesterol. Seu médico também pode recomendar tomar medicamentos prescritos, se necessário.

4. Agende exames físicos e oftalmológicos regulares

Agende dois a quatro exames de diabetes por ano, além de seus exames oftalmológicos anuais e de rotina.

Durante o exame físico, seu médico perguntará sobre sua nutrição e nível de atividade e procurará quaisquer complicações relacionadas ao diabetes - incluindo sinais de danos nos rins, danos nos nervos e doenças cardíacas - além de rastrear outros problemas médicos. Ele ou ela também examinará seus pés em busca de problemas que possam precisar de tratamento.

Seu oftalmologista verificará se há sinais de danos na retina, catarata e glaucoma.

5. Mantenha suas vacinas em dia

Diabetes aumenta o risco de contrair certas doenças. As vacinas de rotina podem ajudar a preveni-las. Pergunte ao seu médico sobre:

Vacina da gripe. Uma vacina contra a gripe anual pode ajudá-lo a manter-se saudável durante a temporada de gripe, bem como prevenir complicações graves da gripe.

Vacina contra pneumonia. Às vezes, a vacina contra pneumonia requer apenas uma injeção. Se você tem complicações de diabetes ou tem 65 anos ou mais, pode precisar de uma injeção de reforço.

Vacina contra hepatite B. A vacina contra hepatite B é recomendada para adultos com diabetes que não receberam a vacina anteriormente e têm menos de 60 anos. Se você tem 60 anos ou mais e nunca recebeu a vacina contra hepatite B, converse com seu médico sobre se é certo para você.

Outras vacinas. Mantenha-se atualizado com sua vacina antitetânica (geralmente administrada a cada 10 anos). O seu médico também pode recomendar outras vacinas.


6. Cuide dos seus dentes

O diabetes pode deixá-lo propenso a infecções nas gengivas. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor, use fio dental uma vez ao dia e agende exames odontológicos pelo menos duas vezes ao ano. Ligue para o seu dentista se suas gengivas sangrarem ou parecerem vermelhas ou inchadas.

7. Preste atenção aos seus pés

O alto nível de açúcar no sangue pode reduzir o fluxo sanguíneo e danificar os nervos dos pés. Se não forem tratados, cortes e bolhas podem levar a infecções graves. O diabetes pode causar dor, formigamento ou perda de sensibilidade nos pés.

Para evitar problemas nos pés:

 

- Lave os pés diariamente em água morna. Evite molhar os pés, pois isso pode deixar a pele seca.

- Seque os pés com cuidado, especialmente entre os dedos.

- Hidrate os pés e tornozelos com loção ou vaselina. Não coloque óleos ou cremes entre os dedos dos pés – a umidade extra pode levar à infecção.

- Verifique seus pés diariamente em busca de calos, bolhas, feridas, vermelhidão ou inchaço.

- Consulte o seu médico se tiver uma ferida ou outro problema no pé que não comece a cicatrizar dentro de alguns dias. Se você tiver uma úlcera no pé – uma ferida aberta – consulte seu médico imediatamente.

- Não ande descalço, dentro ou fora de casa.

8. Considere uma aspirina diária

Se você tem diabetes e outros fatores de risco cardiovascular, como tabagismo ou pressão alta, seu médico pode recomendar uma dose baixa de aspirina todos os dias para ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Se você não tiver fatores de risco cardiovascular adicionais, o risco de sangramento pelo uso de aspirina pode superar qualquer um de seus benefícios. Pergunte ao seu médico se a terapia diária com aspirina é apropriada para você, incluindo qual dosagem de aspirina seria a melhor.

9. Se você bebe álcool, faça-o com responsabilidade

O álcool pode causar alto ou baixo nível de açúcar no sangue, dependendo de quanto você bebe e se come ao mesmo tempo. Se você optar por beber, faça-o apenas com moderação, o que significa não mais do que um drinque por dia para mulheres e dois drinques por dia para homens.

Sempre beba com uma refeição ou lanche e lembre-se de incluir as calorias de qualquer bebida alcoólica que você ingere em sua contagem diária de calorias. Além disso, esteja ciente de que o álcool pode levar a um baixo nível de açúcar no sangue mais tarde, especialmente para pessoas que usam insulina.

10. Leve o estresse a sério

Se você está estressado, é fácil negligenciar sua rotina habitual de cuidados com o diabetes. Para gerenciar seu estresse, estabeleça limites. Priorize suas tarefas. Aprenda técnicas de relaxamento.

Durma bastante. E acima de tudo, mantenha-se positivo. O cuidado do diabetes está sob seu controle. Se você estiver disposto a fazer a sua parte, o diabetes não impedirá uma vida ativa e saudável

Maiores informações CLIQUE AQUI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem