Pinduca vira comendador


 Dilma Roussef concedeu ao artista a Ordem do Mérito Cultural. O chef Paulo Martins foi homenageado in memorian.
 Pinduca dançou ao receber o prêmio da presidente e animou a plateia. Ele levou redes de presente.

O músico paraense Pinduca, e miriense, conhecido como o Rei do Carimbó, foi homenageado na última quarta-feira, Dia Nacional da Cultura, pela Presidência da República, em Brasília (DF), com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), na classe Comendador da Cultura Nacional. O cantor foi um dos mais festejados entre os 26 artistas e quatro entidades que participaram da cerimônia de entrega do prêmio criado pelo Ministério da Cultura para homenagear personalidades da cultura brasileira.
“Para mim, é motivo de muita satisfação pelo reconhecimento de 50 anos de trabalho. São 50 anos que eu divulgo essa música no Brasil e fora do Brasil. Eu me sinto muito honrado por receber, pela segunda vez, a minha Ordem do Mérito”, comemorou, ressaltando que ascendeu de classe. “Na primeira vez, recebi a condecoração de cavaleiro da cultura e agora fui promovido comendador. Isso é muito chique. Defenderam nessa nova comenda todo o ideal da cultura que eu divulgo”, completou.
O cantor participou do evento com o tradicional chapéu de carimbó e fez uma festa na hora da sua condecoração. “Foi muito bonito na hora que eu fui chamado. Com certeza fui o mais animado de todos. Eu quebrei o protocolo, cantei Sinhá Pureza e toda a plateia acompanhou. O clima da premiação mudou. Também fui o único que levei presente. Levei uma rede personalizada de Belém para a presidenta e outra rede também personalizada para a ministra da Cultura, Marta Suplicy.”
Outra personalidade paraense homenageada, in memorian, foi o chef de cozinha Paulo Martins, também na classe Comendador. Esta foi a 20ª edição do prêmio, que neste ano teve como homenageadas especiais a arquiteta Lina Bo Bardi e a artista plástica Djanira da Motta e Silva. Ambas completariam um século de vida em 2014. Para a presidente Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito permite valorizar e reconhecer a diversidade cultural existente no Brasil. “Os homenageados expressam essa diversidade que muito nos orgulha, esta mistura de sotaques, de propostas, de saberes e de manifestações culturais que compõem o mosaico que somos”, afirmou. “É importante celebrar essa força imensa que a música, a pintura, a gastronomia, todas as artes representam para a nossa cultura. Que a beleza seja algo do nosso povo para o nosso povo”, destacou.
“Antes, o nosso desafio era a fome. Hoje, o brado é por outro tipo de alimento, o da alma. E a cultura é esse alimento. Ao reconhecer aqueles que se destacam por seu talento extraordinário, a Ordem do Mérito Cultural colabora com o engrandecimento da nossa cultura e presta merecida homenagem aos que a constroem no dia a dia”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy. “Gostaria de agradecer aos homenageados pela dedicação de suas vidas a trabalhos que ficarão marcados para sempre na história da produção cultural brasileira. Vocês são a expressão maior de nossas raízes, um grande legado ao País e ao povo brasileiro”, ressaltou.
Desde sua criação, em 1991, a Ordem do Mérito Cultural já foi entregue, sempre no Dia Nacional da Cultura, a mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras e a 60 instituições. Música, moda, artes plásticas, audiovisual, literatura, gastronomia, culturas populares, tradicionais, afro e indígena são alguns dos segmentos presentes na premiação. A seleção dos agraciados passou por participação popular com votação em formulário on-line disponível no site do Ministério da Cultura (MinC). Na sequência, houve avaliação de uma Comissão Técnica e do Conselho da Ordem do Mérito Cultural, formado por representantes dos ministérios da Cultura, das Relações Exteriores (MRE), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
http://www.ormnews.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem