CURIOSIDADES E CAUSOS


ACONTECIMENTOS DO BRASIL E DO MUNDO

Curiosidades importantes, e que muitos dessas mudaram o mundo, são datas e registros que ficaram cravados na história mundial, fatos históricos, memórias fortemente importantes em nosso meio de comunicação.


*Thomas Edson: o inventor do processo mecânico de gravação.

*Valdemar Pursem-Físico Dinamarquês, inventou em 1900, o telégrafo, com um arame de aço.

*Em 1930, o engenheiro Alemão, Frits Fróiner, patenteou um gravador, usando ao invés de arame, um papel coberta com pó de aço, só em 1934 trabalhando com AEG Telefunken a Basf desenvolve a primeira fita magnética de material sintética, o Brasil então para comemorar o cinqüentenário deste lançamento, a Basf então apresenta, 50 anos de memória Brasileira, a marchinha história do Brasil, sucesso do carnaval de 1934.

*Em julho de 1934, Getúlio Vargas era eleito pela via indireta presidente da república.

*Em 1935, o rádio estava se transformando num importante veículo de comunicação, o cantor Orlando silva gravou sua primeira música, Chope da Brhama.

*Em 1936, foi ao ar, a rádio Nacional, PR8 Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 1937, o jornal A Noite, realiza um concurso pra saber quem seria o Presidente no ano seguinte, não havendo eleições, a 10 de Novembro o Getúlio Vargas anuncia o Estado Novo, começava um regime de Ditadura.

*Em 1941, a música juju e balangandãns, é sucesso nas comemorações do aniversário estado novo, no mesmo ano foi ao ar a rádio novela brasileiro, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a primeira novela,” Em Busca da Felicidade” de Leandro Blanco, o Brasil estava tranquilamente imposta pelo estado novo, enquanto toda a Europa estava em guerra, durou pouco tempo, em 1942 o Brasil entrou na guerra, dois anos mais tardes na Itália, os pracinhas aproveitam nos intervalos com um jeitinho brasileiro, de repente, no dia 7 de maio de 1945, através do repórter ESSO, testemunha ocular da história: Terminou a guerra. Com o fim do conflito começou o processo de redemocratização, surgindo assim os partidos e as eleições foram marcadas, em outubro Getúlio é deposto.

*Nas eleições de Dezembro de 45, sai eleito o General Dutra candidato do PSD, três meses depois é proibido o jogo e manda fechar os cassinos.

*Em setembro de 46 é promulgada a nova constituição brasileira, que consolida a democracia no país, e como veículo de comunicação, o rádio torna-se o grande responsável na propaganda, chamada de, a era dos DINGOS.

*Em 16 de Julho de 50, no Maracanã, um gol inesperado, o Brasil perde a copa do mundo para os Uruguaios, 2 a 1.

*No começo dos anos 50, boa parte do Brasil parava para assistir pelo rádio, exatamente às nove da noite, O DIREITO DE NASCER, Getúlio Vargas seria novamente o presidente da república nos anos 50, e em 54 o Brasil atravessa uma crise que leva Getulio ao suicídio exatamente em 24 de agosto.

*Em 1955, novas eleições, Ademar de Barros, perdendo para o Juscelino Kubischeque, mineiro.

*Em 58 na copa do mundo na Suécia, os brasileiros traz o título de melhor futebol do mundo, 5 x 2 , foi a sexta copa do mundo a ser disputada, com a participação de 16 países, 51 participaram das eliminatórias, neste mesmo ano surge a chamada Márcia bossa nova, com Juca Chaves.

*A primeira edição do jornal Nacional foi ao ar quando faltavam apenas quatro minutos para as oito da noite, do dia 1º de Setembro de 1969.

*No dia 21 de junho de 1970, o Brasil conquista definitivamente a taça Jules Rimet.

*Em 25 de outubro de 1971, a república popular da China é admitida como menbro da Assembléia Geral das Nações Unidas.

*Em 05 de Setembro de 1972 na Vila olímpia de Munique, 8 terroristas Palestinos sequestram 9 atletas isrraelenses, e matam 2.

*Em 27 de Janeiro de 1973 é assinado em París, acordo de cessar fogo, terminando o comflito no Vietnã.

*Em 9 de Agosto de 1974, o Presidente Nixon renuncia e é substituído pelo Vice, Gerald Ford.

*Em 19 de Novembro, o Rei Juan Carlos I assume a Espanha para torné-la democrática e liberal, após 36 anos de ditadura Franco.

*Em 26 de Março de 1976, Nadia Comaneci encanta o mundo com suas atuações nas Olimpiadas de Montreal.

*Em 25 de Setembro de 1977, morre Charlie Chaplin aos 88 anos de idade.

*Em 16 de Outubro de 1978, o Cardeal polonês Karol Józef Wojtyla, arcebispo de Cracóvia, e é eleito Papa João Paulo II, nascido em Wadowice,uma pequena localidade ao sul da Polónia, a 50 quilómetros de Cracóvia; filho de um tenente do exército dos Habsburgos, de quem herdou o nome, também chamado Karol Wojtyla, e falecido em Segundo o comunicado oficial, o papa morreu às 21h37 (16h37 de Brasília) em 02/04/2005, aos 84 anos no próprio Vaticano.
Umas das dezenas frases do pontífice:
“Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão. [ Papa João Paulo II ]“

*Em 1º de Abril de 1979, o Aiatolá Khomeíni proclama a República islâmica do Irã.

*Em 5 de Outubro de 1983, Lech Walesa ganha o prêmio Nobel da Paz.

*Em 26 de Abril de 1986, Acidente Nuclear de Chernobil.

*Em 8 de Dezembro de 1987, Reagan e Gorbachow assinan acordo de eliminação de mísseis.

*Em 5 de Outubro de 1988, promulgação da nova Constituição Brasileira.

*Em 3 de Junho de 1989, o governo de Pequim reprime violentamente a manifestação dos estudantes pela liberdade democrática na China.

*Em 22 de Novembro de 1963, às 12:30, é assassinado o Presidente dos Estados Unidos, Jhon F. Kennedy, aos 46 anos de idade.

*Em 26 de Novembro de 1993, morre uma das figuras queridas do Brasil, o ator, Grande Otelo, Sebastião de Souza Prata aos 78 anos, mineiro nascido em Uberlândia, em 18 de Outubro de 1915, morreu de enfarte ao desembarcar de um Vôo em París, para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes.

Postar um comentário