Brasil goleia Espanha e é campeão da Copa das Confederações

O Brasil não tomou conhecimento da Espanha na final da Copa das Confederações, neste domingo (30). Com dois gols de Fred e um de Neymar, a seleção brasileira venceu a atual campeã do mundo por 3 a 0. A Espanha teve chance para diminuir em cobrança de pênalti, mas Sérgio Ramos chutou para fora.
A partida entra para a história do Maracanã, que recebeu um excelente público. Nas arquibancadas, o momento político que vive o Brasil se refletia nas manifestações presentes em alguns cartazes. Antes da partida, alguns torcedores abriram dentro do estádio uma faixa com os dizeres "Imediata anulação da privatização do Maracanã".
Resumo
Quem esperava um domínio da posse de bola pela Espanha se surpreendeu com o início da partida. O Brasil chegou ao gol logo no primeiro minuto, quando Hulk cruzou na área e Fred finalizou mesmo caído no chão, mostrando sua ginga de artilheiro. O atacante pulou na arquibancada para comemorar junto com a torcida.
Mesmo em vantagem, a seleção brasileira dominava a partida e chegou a ter 60% de posse de bola aos 10 minutos. E continuava a ameaçar: aos 12, Paulinho roubou uma bola e por pouco não surpreendeu Casillas finalizando por cobertura.
A Espanha criava poucas chances de gol. Aos 19 minutos, Iniesta obrigou Júlio César a fazer boa defesa em um chute rasteiro no canto direito do goleiro.
O Brasil apostava em lances rápidos e os espanhois abusavam de faltas para impedir os avanços. Arbeloa recebeu amarelo ao matar contra-ataque puxado por Neymar e Sérgio Ramos também foi punido em lance mais ríspido com Oscar.
Mas, aos 31 minutos, a zaga espanhola não conseguiu impedir boa jogada de Neymar, que rolou para Fred na cara do gol. O atacante não teve tranquilidade para finalizar e chutou em cima de Casillas.
Embora pouco subisse ao ataque, a Espanha criou sua melhor chance aos 40 minutos. Pedro recebeu em boas condições e chutou no cantinho sem chances para a defesa de Júlio César. Mas o gol foi evitado por David Luiz que tirou a bola praticamente em cima da linha.
O lance poderia ser a senha para que os espanhóis começassem a gostar mais da partida. Mas receberam um balde de água fria aos 44 minutos. Neymar recebeu bola de Oscar e finalizou no ângulo: 2 a 0 para o Brasil.
Segundo tempo
Em desvantagem, o técnico Vicente del Bosque resolveu apostar nas mudanças. Voltou para o segundo tempo com o lateral Azpilicueta no lugar de Arbeloa, que já estava amarelado. O jogador, porém, nem bem pisou no gramado do Maracanã e viu o Brasil ampliar o marcador. Aos 2 minutos da etapa final, Hulk colocou Fred em ótimas condições e o atacante novamente não perdoou: 3 a 0.
O terceiro gol contagiou a torcida que já cantava "o campeão voltou" e gritava "olé" a cada passe da seleção brasileira. Buscando arriscar mais, Vicente del Bosque colocou Jesus Navas no lugar de Juan Mata. E a substituição surtiu efeito. Mal entrou, Jesus Navas sofreu pênalti cometido por Marcelo. Mas o dia era realmente verde amarelo: Sérgio Ramos cobrou para fora, à direita do goleiro Júlio César.
Daí em diante, o jogo parecia controlado. A Espanha passou a ter maior posse de bola, mas não criava lances de perigo e demonstrava certo desânimo. Aos 14 minutos o técnico fez a terceira e última substituição: tirou Fernando Torres e colocou David Villa. A esta altura, Felipão ainda podia fazer todas as três alterações permitidas.
Mesmo ganhando, os atacantes brasileiros pressionavam a saída de bola espanhola. Aos 18 minutos, o Brasil realizou boa jogada com Marcelo que poderia ter passado para Fred na pequena área, mas preferiu finalizar, jogando a bola para fora.
A Espanha demonstrava limitações na hora de concluir a jogada. Aos 21 minutos, Jesus Navas cortou Marcelo, mas chutou por cima do gol. E foi logo na sequência que Pique foi expulso, ao cometer falta em Neymar, quando o atacante iria ficar cara a cara com Casillas.
Com um jogador a mais, a vitória parecia garantida e Felipão resolveu dar chance a Jadson, que ainda não havia participado da Copa das Confederações. O meia entrou no lugar de Hulk.
Aos 34 minutos, foi a vez de Fred sair ovacionado e, em seu lugar, entrou Jô. Em sua primeira participação, o centroavante arrancou pela esquerda e obrigou Casillas a fazer uma boa defesa.
A esta altura, a torcida já comemorava aos gritos de "é campeão". Ainda houve tempo para que Hernanes substituísse Paulinho. Outro que saiu sob fortes aplausos, evidenciando uma retomada da confiança na seleção brasileira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem