Abaetetuba pede socorro contra o crime

Abaetetuba pede socorro contra o crime  (Foto: Cesar Magalhães/Diário do Pará)Está difícil se sentir seguro em Abaetetuba. Denúncia recebida pelo DIÁRIO e feita não apenas por moradores, mas também por lideranças e vereadores do município, dão conta de que o tráfico de drogas domina a localidade e “financia” muitos dos assaltos e assassinatos ocorridos por lá - só na semana passada foram dois comerciantes mortos. Audiências, reuniões, já foi feito de tudo um pouco na tentativa de sensibilizar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) para o problema - em vão.
“Nos mobilizaremos para um encontro com o governador do Estado, Simão Jatene, já que conversar com o secretário Luiz Fernandes não adianta muita coisa. Precisamos de um plano imediato de combate à criminalidade”, afirma o vereador Hélio Correa (PT). Em uma visita recente feita pelo pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Helder Barbalho, o professor Ataíde Dias lhe apelou por atenção à situação. “Estamos sem ter a quem pedir ajuda, porque a quem podíamos já pedimos e não adiantou. Enquanto isso, a criminalidade aumenta”, denunciou.
“Anteontem, a própria Associação Comercial de Abaetetuba se mobilizou e fez um ato pedindo por socorro, por atenção à falta de segurança no município. Estamos na rota do tráfico de drogas e sempre sofremos com as muitas ‘bocas’ de fumo, mas desta vez tudo piorou muito”, explica o parlamentar. “Já tivemos duas reuniões com o titular da Segup, a última delas no dia 11 de junho, mas não houve uma resposta efetiva, embora tenha-se falado em uma operação ostensiva para fechar bocas e prender traficantes, além de aumentar a fiscalização nas fronteiras, já que, por estarmos cercados de estradas, somos muito vulneráveis à presença de bandidos que fogem de outros municípios. É o caos”, insiste Hélio.
Correa diz que o trabalho da Polícia Militar “não chega a ser ruim, é razoável” e a atuação da Polícia Civil precisa melhorar. “Os PMs prendem e a Justiça solta, esse é o problema, e também o fato de que muitas vezes se vai pedir apoio da PM e ouvimos que as viaturas estão sem gasolina”, detalha. 
“Já as investigações da PC não terminam em êxito, os presos não demoram a voltar às ruas. Vemos eles terem uma preocupação muito grande com a apreensão de mídia pirata, outro crime grave, mas as pessoas estão sendo assaltadas e mortas, isso é mais grave. Precisamos desses criminosos na cadeia. E o que ouvimos muito da população é que além de ter um efetivo insuficiente, o tratamento dado a quem procura a Polícia Civil é muito ruim, precisa humanizar mais esse contato.
”A assessoria de imprensa da Segup foi contatada via e-mail e telefone (não atendeu), mas não se posicionou sobre o assunto. Já a assessoria da PM informou, por telefone, que não procede a informação de que as viaturas deixam de cobrir ocorrências por falta de combustível, e que Abaetetuba é um dos locais onde mais ocorrem apreensão de drogas e prisão de pessoas ligadas ao tráfico, resultado das constantes operações realizadas com essa intenção.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem