Veja maneiras de cortar o sal e beneficiar a saúde

Veja maneiras de cortar o sal e beneficiar a saúde (Foto: Reprodução)Reduzir o consumo de sal contribui para a redução da pressão arterial, o que pode trazer benefícios à saúde e ajudar a manter um coração saudável. Como a maioria de nós consome mais do que a quantidade recomendada por dia (5 gramas ou 1 colher de chá), é importante procurarmos maneiras de reduzir esta quantidade. 
Uma alternativa é passar a utilizar mais ervas e temperos para dar mais sabor nos alimentos, diminuindo assim a necessidade da utilização de sal. É incrível quão rapidamente o paladar pode se adaptar a pequenas mudanças. Reduzindo o consumo de sal gradativamente, você nem notará a diferença e terá muitos benefícios. 
Aqui estão maneiras fáceis de reduzir a quantidade de sal que você consome: 
Preste atenção enquanto cozinha
Dessa maneira você pode controlar a quantidade de sal e sódio que adiciona em sua receita. Procure receitas saudáveis para o coração: com altos teores de fibras, pouco sal e baixos teores de gorduras saturadas.
Esconda o saleiro
Evite adicionar sal à água quando estiver cozinhando batatas, massas ou arroz. Coloque o moedor de pimenta, ervas e temperos na mesa de jantar, mas deixe o saleiro fora do campo de visão. Esta é uma maneira de evitar a adição de sal nos pratos que já estão prontos.
Evite embutidos
Faça sanduíches com carnes assadas ou grelhadas ao invés de carnes processadas, que podem conter quantidade elevada de sódio.
Não se esqueça de hortaliças em todas as refeições
As hortaliças (legumes e verduras) são essenciais para uma alimentação saudável. Elas podem fazer parte de suas receitas, em pratos quentes ou frios. Dê preferência para as hortaliças frescas, mas as congeladas também podem ser uma ótima opção.
Leia rótulos com informações nutricionais e lista de ingredientes
Não se esqueça de verificar os rótulos dos alimentos. O sal pode estar presente na lista de ingredientes e é representado pelo sódio na tabela nutricional dos alimentos (5 gramas de sal equivalem a 1,95 gramas de sódio).
Dê preferência a alimentos com baixo teor de sódio ou sódio reduzido
Procure as palavras "sem sal," "sal reduzido," "baixo sódio" ou "sem sódio adicionado" em embalagens de comida.
Coloque mais sabor à sua comida
Experimente utilizar diferentes ervas e temperos para trazer mais sabor para sua comida, diminuindo assim a necessidade de adicionar sal.
 Faça lanches inteligentes
Evite lanches salgados e fique atento no conteúdo de sódio presente em comidas processadas tais como bolachas, batatinhas, queijos, molhos e condimentos, embutidos e refeições congeladas. Dê preferência para frutas frescas ou secas, vegetais e sanduíches naturais.
Reduza o sódio quando jantar fora
Pizzas, sanduíches, hambúrgueres e cachorro quente podem ser grandes fontes de sódio. Quando você estiver jantando fora, escolha pratos com pouco sal, pense em pedir porções menores, ou divida um prato com um amigo. Se possível, verifique o cardápio do restaurante e as informações nutricionais com antecedência.
Seja paciente
Vai levar algum tempo para seu paladar se adaptar às comidas com teor de sódio reduzido, mas isso acontecerá! Lembre-se que cada pequeno ajuste que você fizer é um passo para um coração mais saudável.
Fuja dos produtos processados campeões de sódio
Macarrão instantâneo com tempero - 2721 mg de sódio em 85 g
Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80g
Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g
Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80g
Salsicha – 551 mg de sódio em 50g
Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g
Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30g
Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30g
Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25g
Requeijão – 165 mg de sódio em 30

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem