A partir de amanhã (9), os clientes da operadora Oi que usarem todo o
pacote de internet móvel que foi contratado terão o serviço de
navegação suspenso. A mudança vai valer para clientes dos planos
pré-pago e de controle da operadora. Quem quiser continuar com acesso à
internet, deverá recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote
adicional avulso. Outras operadoras também vão adotar a mudança no
sistema ainda este ano.
A mudança na cobrança da internet após o fim da franquia foi adotada
inicialmente pela operadora Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente
atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não
suspensa. Segundo a Oi, o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo
modelo de cobrança por pacotes adicionais, é uma tendência mundial por
garantir uma melhor experiência de navegação aos usuários de internet
móvel.
A partir do dia 28 de dezembro, os clientes da Claro dos planos
pré-pago e controle também terão a internet bloqueada após atingirem o
limite de dados do plano contratado. Para continuar navegando, os
usuários poderão adquirir pacotes adicionais de franquia. A Claro
informou que os clientes já estão sendo informados sobre as novas
medidas e avalia que a mudança visa a permitir que os clientes utilizem
seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem ter a velocidade
de navegação reduzida após o consumo de sua franquia.
A Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de
Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do dia 30 de dezembro
para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do
Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso
do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins. A empresa diz
que já avisou aos clientes sobre o ajuste nos planos, que deverá ser
implementado nos próximos meses para os clientes de planos pré-pagos e
controle de outros estados, bem como para os usuários pós-pagos.
A TIM vai adotar o bloqueio do acesso à internet após o consumo da
franquia somente para os clientes que aderirem à oferta Controle
Whatsapp, que garante envio ilimitado de mensagens por meio do
aplicativo. A operadora diz que segue avaliando as diferentes
possibilidades e não prevê qualquer ajuste em seus planos atuais. “Os
clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de uma experiência
de internet de alta qualidade e - nesse contexto - o modelo de redução
de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção
negativa do serviço”, diz a operadora.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do
setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de
cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços
de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de
serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com
antecedência mínima de 30 dias.